A teoria DISC é a base de algumas das mais confiáveis ferramentas de assessment disponíveis no mercado.
Estas ferramentas se utilizam dos conceitos trazidos no livro As Emoções das Pessoas Normais, representados pelas letras D, I, S e C.
O DISC não é sinônimo de ferramentas de assessment, apenas um dos tipos disponíveis no mercado, sendo provavelmente a ferramenta de análise de perfil comportamental mais utilizada no mundo dos negócios, no mundo todo.
Ao estudar o DISC, muito importante entender que a finalidade do modelo comportamental é possibilitar um relacionamento ganha-ganha, e não manipular ou rotular pessoas.
Todo mundo tem o potencial para ser um vencedor. Um padrão comportamental não é melhor do que outro.
Consideramos de grande valia uma pessoa descobrir qual o seu estilo comportamental DISC natural, pois viver em alinhamento com ele irá aumentar as chances de sucesso na vida pessoal e profissional.
Viver de maneira contrária ao próprio estilo comportamental irá provavelmente diminuir sua energia, embora seja possível ou até recomendável, em algumas situações, se adaptar a outro estilo comportamental.
Importante: O sucesso vem quando fazemos as coisas naturalmente, e uma das formas de crescermos como pessoas é o aprendizado de nos adaptarmos a padrões comportamentais que não nos são naturais.
D = Dominância
Indica como você lida com problemas e desafios. Os principais descritores são: competitivo, decidido, direto, orientado para resultados.
EMOÇÃO: RAIVA
I = Influência
Indica como você lida com pessoas e as influencias. Os principais descritores são: confiante, inspirador, otimista, popular, sociável, confia nos outros.
EMOÇÃO: OTIMISMO
S = Estabilidade
Indica como você lida com mudanças e estabelece o seu ritmo. Os principais descritores são: agradável, bom ouvinte paciente, sincero, constante, membro de equipe, estável.
EMOÇÃO: NÃO DEMONSTRAR EMOÇÕES
C = Conformidade
Indica como você lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros. Os principais descritores são: preciso, analítico, perfeccionista, cuidadoso e minucioso.
EMOÇÃO: MEDO
Pesquisa realizada por Kate Ludeman, PhD & Eddie Erlandson , MD que foi publicada no livro: A SÍNDROME DO MACHO ALFA
O mundo dos negócios é o “habitat” natural dos machos alfa. Sejam eles verdadeiras lendas que dirigem grupos gigantes ou pessoas que dirigem pequenas empresas e pequenos serviços, sua potencialidade agressiva empurra as pessoas para a realização e para mudanças urgentes de forma que as fazem sentir intimidadas. Os machos alfa que são serem humanos bem equilibrados, em pleno comando das suas forças, são estimado pelos colegas, venerado pelos trabalhadores, e adorados por Wall Street. Mas outros machos alfa representam riscos organizacionais, e não são ativos. Inspiram medo e ressentimento no lugar de confiança e respeito o que muitas vezes culmina em onerosos problemas para as suas empresas. Na verdade, a própria expressão macho dominante vem se tornando um pejorativo na América, graças aos muitos casos, onde estes abusos passaram a gerar telenovelas e noticiários dramáticos.
Todos os machos alfa são agressivos, competitivos e direcionados para alcançar os objetivos. Eles pensam grande, e atacam os seus objetivos com coragem, confiança e tenacidade. Mas cada um dos quatro tipos manifesta essas qualidades comuns de diferentes maneiras. Pense como se fossem especiarias que agregam sabor à receita básica do macho alfa. Compreender suas nuances lhe dará uma visão mais detalhada de si mesmo e dos machos alfa em torno de você, o que permite identificar pontos fortes e corrigir os riscos que você precisa resolver. Com essa visão mais detalhada você pode adotar uma ação mais específica, tal como um médico pode adotar um melhor tratamento, se souber exatamente o tipo de infecção do paciente e não estiver baseado apenas em um diagnóstico geral.
Aqui está um breve resumo de cada tipo de características primárias de comportamento:
Em 1998, o Dr. Neal Mayerson, Presidente da Fundação Manuel D. e Rhoda Mayerson e um psicólogo clínico, firmaram uma parceria com o Dr. Martin Seligman, renomado pesquisador, acadêmico e autor para explorar o campo recém-formado da Psicologia Positiva. Ao usar a ciência social para explorar o que há de melhor sobre os seres humanos, eles descobriram que um fator fundamental na ciência da Psicologia Positiva é o caráter; especificamente, as características que definem o que é melhor sobre as pessoas.
Em 2001, o VIA Institute on Character foi estabelecido como uma organização sem fins lucrativos para promover a ciência e a prática do caráter e para encher o mundo com maior virtude (mais sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência). Através do apoio da Fundação Mayerson e da liderança do Dr. Seligman e do Dr. Chris Peterson, a Classificação VIA de Forças de Caráter, bem como a publicação marcante "Forças e Virtudes do Personagem" (manual da VIA), foram escritas. Após a sua publicação, foi saudada como a "espinha dorsal da Psicologia Positiva".
Quando a classificação VIA foi concluída, um novo teste de força pessoal inovador, o VIA Survey, foi projetado especificamente para medir essas forças de 24 caracteres em indivíduos. Desde a sua criação, o VIA Survey foi, e ainda é oferecido, gratuitamente pelo Instituto VIA, para que todos os indivíduos no mundo possam "conhecer seus 24" e usar essas informações para levar vidas mais felizes e prósperas.
Conhecer os pontos fortes do seu personagem não é apenas uma informação interessante. Quando habilmente aplicadas, as forças dos personagens podem ter um impacto positivo significativo em sua vida. Pesquisas mostram que usar os pontos fortes de seu personagem pode ajudá-lo:
- Gerenciar e superar problemas
- Melhore seus relacionamentos
- Maior Engajamento nas atividades
- Melhore a saúde e o bem-estar geral
“No primeiro contanto com o coaching, me especializei com uma das ferramentas na área, me tornando Leader Coach a qual ajudou-me bastante a ter resultados positivos. Desta forma me apaixonei pelo mundo do coaching e resolvi graduar-me na melhor instituição do país, a Sociedade Brasileira de Coaching.”
Carlos Felix Líder em Consultoria de Vendas“O Coaching mudou muito minha vida. Antes eu tinha uma visão da vida e das pessoas muito fechada, agora vejo que tudo é possível e trabalho o coaching em mim mesmo todos os dias e, indico para todos a quem conheço, falando que o valor é irrisório frente aos benefícios que ele nos proporciona.”
Elton dos Santos Rodrigues Campo Grande/MS“A decisão de me tornar coach foi um divisor de águas na minha vida: quando achava que não conseguia fazer nada produtivo, descobri que eu podia fazer muito mais do que tinha feito até agora e aprendi como mudar meus pensamentos e conquistar os meus objetivos. O tempo passou a ter um novo significado na busca em realizar meus sonhos.”
Thalita Figueiredo Pitzschk da Cunha Campo Grande/MS